19/05/2010

Jadel Gregório



Jade Abdul Ghani Gregório, ou como é mais conhecido, JADEL GREGÓRIO, é um dos principais atletas olímpicos do Brasil. Recordista brasileiro e sul-americano no salto triplo, Jadel reverteu-se ao Islam em 2005. Conheça um pouco mais a história deste irmão muçulmano: Jadel Gregório, um paranaense da cidade de Jandaia do Sul, nascido em 1980, não seguia o estereótipo do atleta ideal: gostava de baladas e tinha sérios problemas para manter a forma física. Como morava sozinho exagerava em algumas refeições e acabava abusando de pizzas e esfihas.

Garoto de infância humilde, Gregório trabalhou como pedreiro, office-boy e sorveteiro. Até hoje, o atleta lembra dos tempos difíceis e usa como motivação em treinos em competições.

Começou a ganhar destaque no atletismo brasileiro em 2001, quando conquistou a medalha de ouro na prova do salto triplo no Troféu Brasil de Atletismo. Desde então, repetiu o feito em 2002 e 2005. Em 2002, venceu também a prova do salto em distância na mesma competição.

Com o sucesso na carreira esportiva, Jadel já teve de trancar a matrícula em duas faculdades: educação física e publicidade. Contudo, ele pretende voltar a estudar assim que encerrar a carreira. Desta vez, pretende fazer fisioterapia.

Mas sua vida deu uma guinada radical quando conheceu a fisioterapeuta Samara Abdul Ghani, que assina hoje também Gregório e é sua mulher. Com ela, o triplista tem dois filhos: Jade e Sahara.

Um de seus melhores resultados foi observado nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, quando foi vice-campeão atrás apenas do norte-americano Kenta Bell. Com 22 anos, ele ainda tinha muito a evoluir. E provou isso em 2004. O atleta melhorou suas marcas significativamente e bateu várias vezes seu recorde pessoal. No Troféu Brasil, no início de junho, depois de ser vice-campeão mundial indoor, ele saltou 17,72m no estádio Ícaro de Castro Mello, que o deixou até pouco antes das Olimpíadas com a melhor performance do mundo no ano.

"Estou trabalhando muito forte e acredito que posso brigar por uma medalha de ouro em Atenas. Quero fechar a temporada que vem no primeiro lugar do ranking da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo)", contou. Mais tarde ele chegou a dizer que "pódio é certeza".

Pela marca obtida no Troféu Brasil, o atleta recebeu um quilo de ouro de seu patrocinador e mais meio quilo por causa do vice-mundial indoor, totalizando uma premiação de quase R$ 58 mil.

Ambicioso, Gregório embarcou para Atenas com a certeza que subiria ao pódio: ficou em quinto e sua vida começou a mudar novamente. Em março de 2005, seis meses após o início do namoro com Samara, Jadel casou com a fisioterapeuta de família muçulmana sunita.

Convertido ao islamismo, o triplista seguiu o exemplo do boxeador Cassius Marcellus Clay Jr., que mudou o nome para Muhammad Ali. Jadel tirou o "L" final do prenome e tornou-se Jade Abdul Ghani Gregório na carteira de identidade e no passaporte. A denominação antiga, porém, foi mantida para as competições.

Logo após o Mundial em Helsinque, no qual terminou em sexto lugar, trocou as preparações no Brasil para treinar na Inglaterra com Peter Stanley, ex-técnico do recordista mundial John Edwards. O primeiro filho, que leva o nome muçulmano do pai, nasceu no ano seguinte. A caçula Sahara nasceu em junho. No Grande Prêmio Brasil de Atletismo, realizado em Belém, em 20 de maio de 2007, Jadel Gregório quebrou o recorde sul-americano e brasileiro do salto triplo, conseguindo a marca de 17,90 metros. O recorde anterior foi conquistado 32 anos atrás por João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que em 1975, nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México, alcançou a marca de 17,89 metros, estabelecendo o então recorde mundial da prova.





” Eu nasci pobre. Fui criado sem pai. Fui pedreiro. Fui sorveteiro. Eu andava na rua e as pessoas mudavam de calçada. Eu me converti ao islamismo num país católico. Escolhi o salto triplo na terra do futebol."






'Eu podia ter desistido. Pare de arrumar desculpas.'
Jadel Gregório

Fonte: Cotidiano Capa

Nenhum comentário: