09/04/2010

Circulo Palmarino




Fortalecer a resistência negra ao neoliberalismo!

O Círculo Palmarino é uma corrente nacional do movimento negro, criada em março de 2006, na cidade de Vitória – ES, que tem como objetivo combater o racismo e todas as suas manifestações concretas. Jovens lideranças e antigos lutadores anti-racistas do movimento negro, sindical e estudantil resolveram somar seus esforços em torno da construção de uma corrente nacional do movimento negro que fosse um pólo de luta contra o racismo e de resistência às políticas neoliberais aplicadas pelos governos de FHC e Lula.

O Círculo Palmarino possui como lema: FORTALECER A RESISTÊNCIA NEGRA AO NEOLIBERALISMO. Hoje, o Círculo Palmarino possui militantes organizados nos estados de SP, BA, ES, PA e RJ, em núcleos e pré-núcleos que possuem como objetivos reunir negros, negras e antiracistas, a partir de suas comunidades e espaços de atuação, e estabelecer canais permanentes de formação e mobilização política. Desta maneira, a corrente nacional do movimento negro, Círculo Palmarino, procura representar os interesses da comunidade negra, organizando-a e capacitando-a para a construção de uma sociedade sem racismo, sexismo e homofobia.

Atualmente, o Círculo Palmarino conta com núcleos e pré-núcleos organizados em São Paulo (na capital paulista: Guaianazes e Jabaquara; Embu das Artes; Osasco e Várzea Paulista); Rio de Janeiro (capital e Vassouras); Bahia (Salvador e Rio de Contas) e Pará (Belém). Na capital paulista, além de atividades de formação, o núcleo de Guaianazes organizou e mantém um curso pré-vestibular comunitário (Cursinho Resistência) que atende a mais de 60 jovens educandos.


Z'Africa Brasil e Jihad -Sarau Circulo Palmarino



A luta contra o racismo.

A superação do racismo está ligada à construção de uma nova sociedade. O capitalismo se consolidou a partir da experiência colonialista que submeteu a população negra da África à escravidão nas Américas, desagregando os seus meios de vida tradicionais e criando as condições sociais necessárias para a sua reprodução ampliada ao longo do planeta. No entanto, a implantação do sistema colonial encontrou forte resistência por parte dos povos escravizados que criaram diversas frentes de luta, dentre as quais, a mais importe foi a do Quilombo dos Palmares.

Desta maneira, existem limites para uma reparação histórica pela escravidão nos marcos do capitalismo contemporâneo (neoliberalismo) em que a exploração da mão de obra se tornou mais intensa e profunda, com o aumento do desemprego em função da modernização da indústria e da concentração de riqueza nas mãos de uma pequena elite racista. Como afirmou o líder negro Malcom X: “Não há capitalismo sem racismo”.

Por isso, o Círculo Palmarino assume uma identidade de corrente anticapitalista do movimento negro brasileira que tem como objetivo estratégico à construção de uma nova sociedade, sem exploração econômica, com justa distribuição da riqueza e sem racismo deverá ser construída por aqueles que formam a base de nossa sociedade e sempre foram excluídos dos processos de decisão política, ou seja, os negros e negras.
==========================================
Sede Nacional do Circulo Palmarino
Rua: Ouro Preto, 73 – Jardim Santo Eduardo – Embu – SP

CEP: 06823-110

Telefone:(11) 4149-9880

Correio eletrônico: circulopalmarino@yahoo.com.br

Nenhum comentário: